Notícias

Vis Motrix

CocoonDance (Alemanha) 
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre

“Pois a afetação, como você sabe, aparece quando a alma (vis motrix) está localizada em qualquer ponto diferente do centro de gravidade de um movimento. (Heinrich von Kleist: No Teatro de Marionetes, 1810)”

VIS MOTRIX cria alguns seres estranhos e fascinantes. Os dançarinos parecem vir de outro mundo, eles se movem pelo espaço e se fundem em um organismo, uma mistura de ser humano e máquina, criando um poder hipnótico do qual não se pode escapar.

Qual é a força motriz, a alma (Vis Motrix) por trás dos movimentos desses seres híbridos? Com esta produção, CocoonDance continua a pesquisa do corpo “impensado”, ​​o transumanismo como uma roda traumática que não se refere à nossa inconsciência intocada.

A coreografia inicialmente se inspirou em um intercâmbio com o movimento não acadêmico de Parkour. O Vis Motrix começou com um workshop e posteriormente uma pesquisa independente sobre as técnicas (dominadas pelos homens) de “quebrar” e “krumping”; modificar e transformar esses estilos de dança de rua no que diz respeito às energias e impulsos híbridos e pós-humanos.

CocoonDance (Alemanha)
Duratin: 45 minutes
Rating: All audiences

For self-consciousness arises, as you know, when the soul (vis motrix) is situated in some other point than in the centre of gravity of the movement. (Heinrich von Kleist: On the marionette theatre, 1810).

VIS MOTRIX creates some strange as well as fascinating beings. The dancers seem to come from another world, they move through space and merge into an organism, a mixture of human being and machine, creating a hypnotic power that one cannot escape.

What is the driving force, the soul (Vis Motrix) behind the movements of these hybrid beings? CocoonDance continues with this production its research of the “unthought” body: transhumanism as a traumatic round dance that does not leave our unconsciousness untouched.

The choreography was initially inspired by an exchange with the non-academic Parkour movement. Vis Motrix started with a workshop and later independent research on the (male-dominated) “breaking” and “krumping” techniques, to modify and transform these street dance styles as it relates to hybrid and post-human energies and impulses

RAFAELE GIOVANOLA | Coreógrafa 
Nascida em Baltimore, EUA, estudou na Marika Besobrasova em Monte Carlo. Solista em Turim, onde permaneceu uma temporada. Posteriormente, foi contratada por Egon Madsen para o Ballet de Frankfurt, onde dançou o repertório clássico e cooperou com vários coreógrafos modernos como Jiri Kylian, Uwe Scholz e William Forsythe, o coreógrafo do Ballet de Frankfurt. Sob sua direção, Rafaële ficou com o Ballet de Frankfurt por oito anos, estando envolvida em todas as produções dessa nova era inovadora do balé alemão.

Desde 1990, quando foi fundado o Teatro Coreográfico, Rafaële Giovanola é membro do Pavel Mikuláštik Dance. Em 1995, Rafaële Giovanola foi mencionada na votação anual dos críticos do Ballet International/Tanz Aktuell na categoria “personalidades excepcionais da dança”. Rafaële Giovanola tem ensinado para diferentes companhias como na Ópera de Bonn, no Städtischen Bühnen Freiburg em Breisgau, o tanzhaus NRW em Düsseldorf, o Brotfabrik Bonn, o Teatro em St. Gallen (CH), no Staatstheater Nürnberg e para a Ewgenij Panfilow Company em Perm, na Rússia. Em colaboração com parceiros como o Goethe-Institut e a Pro Helvetia, ela ministra workshops em todo o mundo.

COCOONDANCE COMPANY
Fundada em 2000 pela coreógrafa Rafaële Giovanola e pelo dramaturgo Rainald En-draß por ocasião de um convite para o Festival OFF Avignon. A companhia CocoonDance está sediada no Theatre im Ballsaal, em Bonn, e no Théâtre du Crochetan em Monthey. No Theater im Ballsaal Bonn, a companhia apresentou e dirigiu a sessão de dança no Teatro Independente, financiado institucionalmente desde 2004. Após uma residência de três anos (2016-2019) no Théâtre du Crochetan dentro da residência TRIENNALE financiamento do Cantão de Valais (ThéâtrePro-VS Valais, Conseil de la Culture État du Valais, Loterie Suisse Romande), CocoonDance é organização associada desde 2020 e também atua como consultor do programa de dança do Théâtre du Crochetan, além de participar da elaboração do programa de educação em dança em Monthey e Valais.

As mais de 40 produções da CocoonDance criadas desde 2000 foram convidadas a apresentações nos cinco continentes e ganharam vários prêmios. Em 2018 e 2020, CocoonDance foi convidado para a TANZPLATTFORM DEUTSCHLAND, a bienal mais importante para dança contemporânea.

FICHA TÉCNICA
COREOGRAFIA E DIREÇÃO – Rafaële Giovanola
DANÇARINOS/INTÉRPRETES – Fa-Hsuan Chen, Cristina Commisso, Margaux Dorsaz e Eleonora Vrdoljak
COMPOSIÇÃO – Franco
LUZ/ESPAÇO – Gregor Glogowski 
FIGURINO  – CocoonDance 
ASSISTENTE COREOGRÁFICO – Leonardo Rodrigues
FOTOS – Klaus Fröhlich 
DRAMATURGIA, CONCEITO – Rainald Endraß
DIREÇÃO – Mechtild tellmann kulturman

Uma produção de CocoonDance em colaboração com: Théâtre du Crochetan Monthey (CH), Rin-glokschuppen Ruhr Mülheim, Teatro em Ballsaal Bonn.

Veja mais do espetáculo e da Cia. em:
https://www.cocoondance.de/
https://www.instagram.com/cocoondance/
https://www.facebook.com/CocoonDance

SERVIÇO
06.09.22 – 20h –  CCBB
Bilheteria CCBB – R$ 30,00  (inteira) 

08.09.22  –  15h –  Sesc Teatro Newton Rossi (Ceilândia) – Exclusivo para alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal 

Compartilhe este evento!

Um comentário para “Vis Motrix

Deixe um comentário