Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre
No palco, silêncios, gestos e ausências falam mais que palavras no espetáculo “Depois do Silêncio”, narrativa inclusiva emocionante que reúne teatro, dança e libras, com direção de Eliana Carneiro e Rogero Torquato. O espetáculo é baseado em fatos da vida de Helen Keller (1880-1968), que perde a sua visão e audição com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir do encontro, Anne começa a árdua tarefa de ensinar libras tátil e fazer com que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior. A montagem conta com três atrizes/dançarinas em cena que se expressam por gestos, sons, movimentos, palavras e, simultaneamente, em libras, tornando a apreciação inclusiva para surdos. Camila Guerra e Naira Carneiro interpretam Anne Sullivan e Helen Keller, respectivamente, e Renata Rezende (atriz surda) traz ao palco um contexto atual e autobiográfico, criando um contundente diálogo paralelo entre as personagens de 1890 e os dias de hoje. O objetivo é mostrar que muitas das angústias e dificuldades de acessibilidade continuam as mesmas nos últimos 100 anos.
After the Silence
Duration: 60 minutes
Rating: all audiences
On stage, silences, gestures and absences speak more than words in the performance “ After the Silence”, an inclusive, emotionally charged narrative that brings together theater, dance and Libras (Brazil’s sign language), directed by Eliana Carneiro and Rogero Torquato. The performance is based on real events from the life of Helen Keller (1880-1968), who lost her sight and hearing at a very young age and, for this reason, lived in a world totally apart, until the arrival of Professor Anne Sullivan. From the moment they met, Anne began the arduous task of using tactile signing to encourage Helen to learn to communicate with the outside world. The staging consists in three actresses/dancers who express themselves through gestures, sounds, movements, in words and, simultaneously, in Libras, making the performance inclusive for the deaf community. Camila Guerra and Naira Carneiro play Anne Sullivan and Helen Keller, respectively, and Renata Rezende (deaf actress) brings to the stage a contemporary and autobiographical context, creating a striking parallel dialogue between the characters of 1890 and nowadays. The goal is to show that many of the anguishes and difficulties of accessibility have remained the same over the past 100 years.
DIREÇÃO, COREOGRAFIA E DIREÇÃO ARTÍSTICA
Eliana Carneiro, fundadora e diretora da cia Os Buriti teatro de dança criada em 1995 em Brasília. É intérprete criadora de vários solos de dança, desde os anos 80, e encenadora de inúmeros espetáculos para a cia Os Buriti com participações em festivais de dança e teatro no Brasil, Itália, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Índia, Paraguai e Romênia. Recebeu os prêmios Melhor Espetáculo de Dança pela A.P.C.A – Associação de Críticos de SP, indicação ao Prêmio Shell – Melhor Atriz S.P e Melhor Atriz no Festival de Cinema de Brasília, entre outros. Tem uma especialização em Teatro Experimental pela New York University, foi docente do Depto de Artes Cênicas da UnB e representou o Brasil no American Dance Festival.
DIREÇÃO E CENOGRAFIA
Rogero Torquato
Bacharel em Artes Cênicas pela Fundação Brasileira de Teatro, com pós-graduação em Gestão e Promoção de Eventos. Tem formação profissional no Domínio de Organização de Festivais Artísticos, Avignon – França, a convite do governo francês. Trabalhou com gestão cultural no SESC-DF entre 1994 e 2019 onde, entre outras realizações, foi diretor do Grupo de Pesquisa Cênicas durante dez anos e criador/ gestor do SESC FestClown Festival Internacional de Palhaços. Também contribuiu com a implantação do projeto Palco Giratório. Coordenou as ações culturais da parceria entre o SESC-DF e a Embaixada da França no Brasil nas realizações do Ano da França no Brasil e Festa música (a maior fora da França).
FICHA TÉCNICA
Direção: Eliana Carneiro e Rogero Torquato
Direção Artística e Coreografias: Eliana Carneiro
Intérpretes Criadoras: Camila Guerra, Naira Carneiro e Renata Rezende
Roteiro e Dramaturgia: O Grupo
Trilha Sonora Original: Diogo Vanelli
Cenografia: Rogero Torquato e Rodrigo Lelis
Iluminação: Camilo Soudant
Figurinos: O Grupo
Boneca: Neuza Freire
Artista Gráfico e Vídeo Arte: Gabriel Guirá
Videomaker: Filipe Duque
Fotos: Diego Bresani
Fotos: Making of filmagens – José Lucas
Operador de Vídeo: Aníbal Diniz
Coordenação de Acessibilidade: Bárbara Barbosa
Coordenação de Produção: Alaôr Rosa
Produção Executiva: Fernanda Oliveira
Produção e Administração: Arteviva Produções Artísticas e Universo Criativo
Patrocínio: Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF) e Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020
Arteviva Produções Artísticas
Fundada em 1987 na capital federal, com o objetivo de criar e garantir estrutura eficiente para o encaminhamento de projetos artísticos e culturais. Seja em nível nacional ou internacional, a empresa é pautada pela seriedade na organização, a dedicação ao trabalho e, sobretudo, pela qualidade dos projetos apresentados, em todas as linguagens artísticas.
Além da produção de espetáculos, shows, exposições e grandes festivais, feiras e eventos, a Arteviva Produções carrega em sua história a preocupação no desenvolvimento de trabalhos com influências nas áreas e pautas sociais, educacionais e ambientais.
Veja mais do espetáculo em:
https://www.facebook.com/cultural12
As apresentações contarão com audio descrição
20/09 – ArteViva Produções – Depois do Silêncio (audiodescrição)
21/09 – ArteViva Produções – Depois do Silêncio (audiodescrição)
SERVIÇO
20.09 e 21.09 às 20h – A programação acontecerá no TEATRO R$ 30,00 Inteira – Os ingressos para o MID no CCBB podem ser adquiridos no site www.eventim.com.br
A apresentação de 21.09 terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do Banco do Brasil.
Excepcionalmente na segunda-feira, 20.09.2021, o Teatro estará aberto , sendo obrigatório a apresentação do Ingresso no portão do CCBB.
Um comentário para “Depois do Silêncio – Arteviva Produções Artísticas”