Festival começa na terça-feira, 7 de setembro, com espetáculos presenciais no CCBB e transmissão on-line. Tem dança contemporânea, breaking, dança do ventre, tango, dança popular brasileira e muito mais!
A semana de estreia da sexta edição do Movimento Internacional de Dança (MID) será marcada por apresentações de artistas do Distrito Federal. Na próxima terça-feira, 7 de setembro, a abertura traz para a cena o programa Palco Aberto, que reúne coreografias curtas de diferentes estilos da dança, da contemporânea ao breaking.
Participam da abertura, às 16h, o grupo Corpus Entre Mundos (SEMUTSOC), Rafael Quintas (Tudo é Pó), Flyer Cia de Dança (Cinesia), FaBGirl/ BSBGirls (Matrizes), Transposto coreográfico (Pesquisa Continuada de Queda e Recuperação) e Transições Companhia de Dança e Artes (trechos de Na Pegada Popular, No Coração do Brasil).
As apresentações serão realizadas na área externa do CCBB, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Youtube do Banco do Brasil. O distanciamento recomendado entre as pessoas é de 2 metros com uso de máscara cobrindo boca e nariz durante todo o tempo.
Às 17h, o público terá a oportunidade de participar, gratuitamente, de um aulão de dança charme, com o professor Petrônio Paixão. O charme é uma manifestação cultural típica da cidade do Rio de Janeiro, surgida em bailes populares da década de 1980. Elegante e envolvente, é marcada por sequência de passinhos executados ao som de diferentes estilos dentro da sonoridade black.
O MID prossegue de quarta (8/9) a sábado (11/9) com a residência artística sob a tutela da coreógrafa, bailarina e professora Márcia Duarte. As aulas são restritas para os bailarinos inscritos previamente – e o resultado do trabalho será apresentado no final do festival.
SÁBADO E DOMINGO
Nos dias 11 e 12 de setembro, o MID entra em cena no Teatro do CCBB com o solo O homem na prancha, do coreógrafo e intérprete Edson Beserra. A apresentação será sábado, às 20h, e domingo, às 19h, com transmissão ao vivo no dia 12 pelo YouTube do MID. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.eventim.com.br.
O homem na prancha foi inspirado na pintura do inglês William Turner “Navio Negreiro” (1840), uma das obras mais importantes do século XIX, e no conto “O Horla” (1887), do francês Guy de Maupassant. É uma dramaturgia dançada que se estrutura a partir dos encontros entre o artista, a obra e o espectador.
No domingo (12/9), a programação do MID tem início às 16h, com nova rodada do Palco Aberto. Entram em cena Jalila Najla Cia de Dança do Ventre (A Alegria de Shaaaby Street); Rodrigo Cruz Cia de Dança (Desabrigo); Kaled Andrade (Ara Àyé – Corpo da Terra); Cia Fuerza Tanguera (La Cumparsita); e Backstage (O Fantasma da Ópera).
Às 17 horas, o MID oferece ao público o segundo aulão de dança, no modalidade jazz funk, com o professor Diego Lemos. Estilo que marca videoclipes de cantoras pop, o jazz funk junta danças urbanas com o jazz, voltado para um lado mais performático.
A sexta edição do MID tem patrocínio do Banco do Brasil e do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal (FAC), realização do Centro Cultural Banco do Brasil, além de apoio da Embaixada da França e do Instituto Francês. Confira, a seguir, a programação da semana.
MID – PROGRAMAÇÃO DA SEMANA
07/09 (terça-feira)
- 16h – Palco Aberto – área externa do CCBB, entrada franca.
Coreografias: SEMUTSOC (Corpus Entre Mundos), Tudo é Pó (Rafael Quintas), Cinesia (Flyer Cia de Dança), Matrizes (FaBGirl/ BSBGirls), (Pesquisa Continuada de Queda e Recuperação (Transposto coreográfico) e trechos de Na Pegada Popular, No Coração do Brasil (Transições Companhia de Dança e Artes).
- 17h – Aulão de dança charme, com o professor Petrônio Paixão. Área externa do CCBB, entrada franca.
11/09 (sábado)
- 20h – Teatro do CCBB – O Homem na prancha, de Edson Beserra.
12/09 (domingo)
- 16h – Palco Aberto – área externa do CCBB, entrada franca.
Coreografias: Alegria de Shaaaby Street (Jalila Najla Cia de Dança do Ventre); Desabrigo (Rodrigo Cruz Cia de Dança); Ara Àyé – Corpo da Terra (Kaled Andrade); La Cumparsita (Cia Fuerza Tanguera); O Fantasma da Ópera (Backstage).
- 17h – Aulão de jazz funk, com o professor Diego Lemos – área externa do CCBB, entrada franca.
- 19h – Teatro do CCBB – O Homem na prancha, de Edson Beserra.
SERVIÇO
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília – Abertura: 07 de setembro de 2021 até 12 de outubro Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) para as atividades no teatro. Área externa tem entrada franca.
Clientes BB tem 50% de desconto em todos os espetáculos do festival. Ingressos somente pelo www.eventim.com.br
Informações CCBB: Tel: (61) 3108-7600
Capacidade do teatro (50%): 160 lugares (sendo 2 obesos, 3 idosos) e 6 cadeirantes + 6 acompanhantes)
Um comentário para “Companhias do DF marcam a abertura da sexta edição do MID”