Finalmente, após adiamentos devidos à pandemia, está sendo produzido na nossa Capital, o esperado Festival Internacional de Dança, o Movimento Internacional de Dança (MID), em sua 6ª Edição, com programação presencial e online, com apresentações, aulões de dança, oficinas e espetáculos nacionais e internacionais.
A mostra será composta de uma vasta programação, um verdadeiro palco sem fronteiras, com os mais diversos estilos de dança, democratizando o acesso à arte e promovendo integração, lema e ideal do Festival.
O movimento se dará no teatro e nos jardins do CCBB, de acordo com a programação (clique aqui), com apresentação de Camila Guerra e Leo Hernandes.
Na estreia, dia 07/09/2021, tivemos diversas atrações do Distrito Federal que se apresentaram para um público ávido pela dança.
No Palco Aberto 1 se apresentaram as seguintes atrações:
Para assistir gravado no Youtube em até três dias: clique aqui
Corpus Entre Mundis (SEMUTSOC): uma bela dança cíclica sobre a vida e o ser humano como animal social, mostrando a força da Cultura Negra com sorriso no rosto, felicidade e muita ancestralidade, conectando a todos, tanto nos movimentos como no figurino.
Tudo é Pó (Rafael Quintas): coreografia sem regras, com liberdade para os dançarinos criarem, um experimento sobre a dança que se inspira no acaso da vida. Para conferir novamente ao vivo ou on line em 03/10/2021 no Palco Aberto 4.
Pesquisa continuada de queda e recuperação (Transposto Coreográfico): inspirado em técnicas de artes marciais e dança de rua, mostra a leveza e a naturalidade das quedas e a forma como elas servem de impulso para resistir e reexistir.
Matrizes (FabGirl/BSBGIRLS): espetáculo que une a capoeira ao breaking, um encontro da ancestralidade com a modernidade, mostrando que as raízes comum de todos nós. Com dança de FabGirl e percussão ao vivo da Orquestra Nzinga.
Cinesia (Flyer Cia de Dança): coreografia física, marcante e sincronizada com velocidade e muito movimento. Para conferir novamente ao vivo ou on line em 19/09/2021 no Palco Aberto 3.
Na pegada popular, trecho do espetáculo Coração do Brasil (Transições Companhia de Dança e Artes): a companhia apresenta um trecho de seu espetáculo popular, mostrando danças populares e a força dos que fizeram Planaltina, uma homenagem à Cultura Nordestina Para conferir a apresentação completa nos dias 07 e 08/10/2021 no Teatro do CCBB ou em plataforma virtual.
O encerramento do primeiro dia se deu com um aulão de Dança de Charme com Petrônio Paixão (conheça).
Neste final de semana, 11 e 12/10/2021, se apresenta no Teatro CCBB, Edson Bezerra, com O Homem na Pracha, que contará com a nossa crítica, além de outras apresentações que ocorrerão no Palco Aberto 2, que serão brevemente comentadas por aqui e um aulão de Jazz Funk com Diego Lemos.
Instagram do movimento: @movimentoid
Ficha técnica do festival e programação completa: clique aqui
Canal de transmissão: clique aqui
Fotos: divulgação
Agradecimento: Max Lage
Link: https://criticaemcenarodrigoferret.blogspot.com/2021/09/movimento-internacional-de-danca-2001.html
Um comentário para “Crítica em cena por Rodrigo Ferret”