Duração: 3 minutos
Classificação indicativa: livre
“Diário de um Dançarino”
Matulão recupera nossas raízes,
Coloca seus produtos em feiras solidárias,
Que se comprometem com outro tipo de visão,
Com um consumo nada voraz e com a retomada
Da ideia de beleza que vem do natural, do feito à mão.
Celeiro das grandes artes populares do Brasil, o Nordeste traz consigo seus costumes e tradições galgadas de pureza e musicalidade. Por meio desses seus significados, o matulão tem a funcionalidade de uma trouxa improvisada utilizada para carregar objetos pessoais.
Com base nisso, essa composição coreográfica vislumbra a releitura do matulão, que é o grande esconderijo das vertentes musical e da corporeidade.
Representado por um matulão humano, desfrute do que a cultura popular nordestina tem de tão sagrado e importante para a história da dança no Brasil e sua contemporaneidade.
Os segredos de Matulão
Duration: 3 minutes
Rating: all audiences
“Diary of Dancer”
Matulão recovers our heritage
Places its products in community fairs
Commiting to a new perspective and assumption
With a less and less voracious consumption
Recapturing the beauty that comes from nature and from the handmade.
The source of many popular arts in Brazil, the Northeast is a region with habits and traditions charged with purity and musicality. Through these meanings, the matulão has the function of an improvised bundle used to carry personal items. Based on this premise, this dance composition envisions the reinterpretation of the matulão, which is the great hiding place of musical aspects and corporeality. Represented by a human matulão, with this performance, you may explore the sacred and major elements of the Northeastern popular culture, which are very important to the history of dance in Brazil and its contemporary times.
COREOGRAFIA E DIREÇÃO
Lehandro Lira, bailarino, intérprete, criador, diretor, coreógrafo e produtor. Foi diretor de encenação do Grupo Via Sacra ao Vivo de Planaltina – DF (em 2018/ 2019) e membro do grupo desde 2009; formado em Licenciatura em Dança no Instituto Federal de Brasília (IFB);
Integrante da Escola de Samba Acadêmicos da Asa Norte como bailarino da Comissão de Frente desde 2012. Integrante e atual coreógrafo do Balé Flor do Cerrado, corpo de dança oficial do projeto“O Maior São João do Cerrado”, participando das atividades do projeto no espaço Casa Brasil, respetivamente aos eventos dos eventos dos jogos olímpicos Rio 2016. Recentemente foi colaborador artístico no Projeto Brasil Junino, que circulou em Madri, Roma, Londres e Lisboa.
Patrono e homenageado do II Salão Mestre Darmas, em Planaltina – DF e premiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Prêmio FAC Brasília 60), na categoria Dança.
Transições Companhia de Dança e Artes
Nascida em 2014 na cidade de Planaltina – DF, a Transições Companhia de Dança e Artes tem como objetivo específico inserir a dança na vida de cada componente. Os bailarinos possuem percepções corporais e estilos distintos, sejam as danças urbanas, danças populares ou as danças clássicas.
A Cia busca um diálogo entre as diferentes estéticas, fazendo com que as diversidades se encontrem de maneira aprimorada. Como todo grupo cultural independente, enfrenta batalhas diárias para se manter vivo como equipe. A falta de patrocínio para a realização de projetos é o maior desafio.
Atua diretamente com o Grupo Via Sacra ao Vivo de Planaltina, com coreografias temáticas e performances durante as encenações da Semana Santa. Já foi homenageado pela Câmara Legislativa com uma Sessão Solene. O evento, de iniciativa do deputado Cláudio Abrantes, foi realizado no auditório da Casa e reuniu bailarinos e apoiadores do grupo. A companhia atua no evento “O Maior São João do Cerrado”, além de ter sido a grande realizadora da “I Mostra de Dança de Planaltina”, em 2019.
Veja mais do espetáculo e da CIA em:
https://www.instagram.com/transicoescia/?hl=pt-br
SERVIÇO
03.10 ÀS 16H – Palco Aberto – Programa que reúne mix de coreografias curtas – GRATUITO
A programação acontecerá na área externa do CCBB com transmissão ao vivo no YouTube do MID.
Um comentário para “Os Segredos do Matulão – Transições Companhia de Dança e Artes”